economia solidária

Feicoop dá o exemplo de como será o novo cotidiano

Um dos mais tradicionais eventos da economia alternativa e solidária, a Feira do Cooperativismo (Feicoop) deu o exemplo de como serão os grandes eventos no cenário pós-pandêmico e com o avanço da imunização. Mesmo com a população ainda ressabiada em retornar a nova rotina, a feira mostrou que é possível voltar às atividades com segurança e responsabilidade. Esse foi o primeiro grande teste da cidade, que reuniu milhares de pessoas no Centro de Referência de Economia Solidária Dom Ivo Lorscheiter.

Boletim da Fiocruz mostra sucesso da vacinação contra a Covid-19

Com políticas acertadas ao cobrar carteira de vacinação e instalar contadores de público - além dos protocolos básicos como uso de máscaras e álcool em gel - unidas ao avanço da vacinação, Santa Maria comprovou que podemos voltar, aos poucos, a um novo cotidiano.

FORÇA

Ao conseguir colocar em pé a Feicoop em 2021, mesmo diante das incertezas, a coordenadora da iniciativa, irmã Lourdes Dill, uma incansável em seus propósitos, mostrou mais uma vez a força da economia solidária e a importância de as pessoas valorizarem as práticas do comércio justo e da economia circular. A Feira do Cooperativismo é uma amostra desse momento em que vivemos - apesar de nem todos terem aprendido as lições da pandemia - e fortalece a reflexão de que é possível viver e conviver por meio de uma organização social mais empática, solidária e sustentável.

Copa ATC de Tênis tem recorde de atletas mulheres

Em 2019, a irmã Lourdes Dill trouxe à tona que a feira poderia não acontecer em 2020 por falta de recursos. De fato, ela não aconteceu, mas devido à pandemia. Apesar de mais enxuto se comparado a anos anteriores, o maior evento da economia solidária segue forte, graças ao empenho de lideranças que acreditam que é possível produzir, comprar, vender ou até mesmo trocar o que é preciso para se viver, sem explorar os outros, levar vantagem ou destruir o meio ambiente. 

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Anterior

Aprovada há 2 anos, Santa Maria não implementou lei que prevê distribuição gratuita de absorventes

Ministro Marcos Pontes critica corte de recursos em Ciência e Teconologia Próximo

Ministro Marcos Pontes critica corte de recursos em Ciência e Teconologia

Política